
O Peverella Era dos Ventos foi o vinho mais bem avaliado no Descorchados 2018 – um dos principais guias de vinho da América Latina (“desarrolhados” em português). Recebeu 94 pontos.
É um vinho laranja, ou seja, um vinho feito com um variedade de uva branca que no processo de maturação se mantem as cascas da uva, permitindo uma maior extração de cor e aroma do que os vinhos produzidos com a uva Peverella habitualmente. Seria um ancestral do vinho branco moderno.
Como todos os vinhos da Era dos Ventos, sua produção é feita com mínima intervenção da vinicultura. Nesse caso, o vinho é fermentado apenas com o uso de leveduras nativas e recebe quantidade mínima de preservação por SO2. O suco de uvas macerado com suas peles permanece por 2 semanas em tinas de carvalho, e posteriormente, descansa por 2 anos em barricas de Ipê, para então ser engarrafado. Mais um motivo para atingir a singuralidade representada por esse vinho.
A Era dos Ventos nasceu de um projeto formado por três sócios: Pedro Hermeto (Restaurante Aprazível – RJ) e os vinicultores Luís Henrique Zanini (Vallontano) e Álvaro Escher (Cave Ouvidor).
Mas que uva é essa?
Peverella é uma variedade de uva branca proveniente do norte da Itália, trazida ao Brasil no final do século XIX, junto com sangiovese e bonarda, que não foram bem na nossa região. Peverella vem de Pevero que no dialeto Vêneto significa pimenta. Na Europa, é considerada uma casta em extinção.
Degustação
Safra de 2014, 12,5% de álcool.
Visualmente tem aparência âmbar, apresentando uma coloração alaranjada.
Apresenta aromas de nozes, frutas cítricas, laranja, damasco. Ótima complexidade, com toques de mineralidade.
Na boca, ótima acidez, longa e agradável persistência, taninos suaves e redondos (taninos que estão ausentes em vinhos brancos, mas que nesse caso surgem devido à manutenção da casca da uva durante a maturação). Atende às expectativas de um buquê sensacional.
Fortíssimo candidato ao melhor vinho do Brasil.
DW 95
Harmonização
Acompanha frutas do mar, carnes brancas e massas com molhos brancos.
Onde encontrar?
Pela internet, no site Vinhos & Sabores, Vinhos Mundi.
Em São Paulo, Enoteca Saint Vinsaint.
