Buscando novos horizontes, hoje experimentei um vinho produzido em São Joaquim/SC, numa bela vinícola instalada na serra catarinense.
Região que se destaca pela produção de maçãs e pela pecuária, teve a vitivinicultura impulsionada pelos resultados das pesquisas da EGRAPI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) no final dos anos 90, que apontaram a região da Serra Catarinense e Meio-Oeste como regiões potenciais para a produção de uvas vitis vinífera, responsáveis pela elaboração dos vinhos finos. Isso atraiu empreendedores e estimulou o crescimento da vitivinicultura no terroir joaquinense, região com boa amplitude térmica, numa altitude de 1300m.
A vinícola Villa Francioni é a maior vinícola de Santa Catarina. Possui 50 hectares de vinhedos. Os primeiros foram plantados no ano 2000, com mudas certificadas trazidas da França e Itália. Inaugurada no final de 2004, hoje já conta com a produção de mais de 150 mil garrafas de vinho por ano, com vários rótulos premiados em concursos mundo a fora.
Degustação
Degustado o vinho Francesco 2011. É um blend de 5 castas (Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Malbec e Syrah).
Estagia em barrica de carvalho francês por 14 meses. Álcool 13,7%.
Visualmente, apresenta coloração rubi intenso, com toques acastanhados sugerindo alguns anos de evolução (7 anos no momento da degustação).
No nariz, apresenta aromas intensos e complexos; frutas vermelhas em compotas, especiarias, café, com alguns toques defumados e de baunilha. Muito agradável.
Na boca apresenta-se bem equilibrado, com acidez e corpo médio, taninos discretos e redondos, com ótimo final longo.
Vinho de ótima qualidade.
DW 89
Harmonização
Acompanha bem carnes de caça; codorna em molhos de tomate ou mesmo as massas com molho madeira.
Onde encontrar
Site Vinhos & Sabores.
Loja Empório Frei Caneca / São Paulo/SP